Publicações
Publicações
Espaço Imperfeito: Área Metropolitana do Porto
“O Porto e a sua região encontramo-los hoje entre o Ontem e o Amanhã.
Lógica e cronologicamente não poderia ser outro, de resto, o momento de observação a partir do qual uma geração inquieta – politicamente inquieta com os actos e as omissões das oligarquias políticas – analisa e pondera no seu tempo as coisas públicas, as estruturas e os sistemas políticos, as ideias e as doutrinas que peregrinam ao redor da precariedade dos homens e das vicissitudes das instituições.
Certo. Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante. Por isso, mais do que certezas positivadas ou normativos implícitos, das páginas que se seguem, emergem, a par e passo, inquietações e angústias – algumas esperanças também! – do ventre de um espaço que, sendo imperfeito, aspira à perfeição.
No transe, serve o FORUM PORTUCALENSE tão-só de interlocutor(“interface”, dirão outros) entre os cidadãos e os poderes adentro de uma compreensão da cultura cívica que inclui, mas ultrapassa, a cultura política – esta, aliás, desprezada ultimamente de forma confrangedora por quem mais a devia promover….
E assim, confessamos já o nosso pecado original e originário: a rejeição liminar do comodismo dos poderes locais ou da prepotência dos poderes da Capital face aos desafios colocados, no fim do século XX, a uma cidade e à sua região onde queremos que valha a pena viver.”…
António Vilar
Mais informações:
- Título: Espaço Imperfeito: Área Metropolitana do Porto: As Questões do Presente e do Futuro.
- Autor: Forum Portucalense, 1989
- Idioma: Português
- Nº de páginas: 510
O Arco Atlântico
- Título: O Arco Atlântico: contributos para o eslarecimento da actual posição de Portugal no mundo
- Editora: Forum Portucalense, 1992
Região Norte
-
Título: Região Norte: o território, o homem, as actividades, as instituições (contributos para uma ideia ou as actas do I Congresso da Região Norte)
-
Autor(es): Forum Portucalense. Associação Cívica para o Desenvolvimento da Região Norte;
-
Editora: Athena Editora
-
Local de Edição: Porto
-
Data de Edição: S.d.
-
Páginas: 284
-
Fundo: Mário Soares
Causas do dia-a-dia
A compilação de crónicas que aqui se apresenta traduz o pensamento do autor relativamente a factos e situações da vida pública que, ao longo dos últimos anos, lhe suscitaram interesse, o (des)iludiram, ou o indignaram e face aos quais entendeu tomar posição e dela dar público testemunho. Foi ao sabor do “mundo da vida” que os escritos se foram acumulando, sem uma lógica intrínseca que os unisse, e apenas ligados por algum fermento cronológico.
Como refere na apresentação o Eng. Francisco de Almeida e Sousa, os textos exprimem alguma rebeldia e, seguramente, fogem a um qualquer pensamento politicamente correcto. Vê-los, pois, como um contributo para uma qualquer doutrina política não terá sentido, mas já o terá para quem quiser ver o quotidiano de outros sítios, por vezes improváveis, e assim desafi ar os sentidos na análise do que acontece à nossa volta.
Seguramente que as páginas escritas e ora publicadas, de qualidade variável decerto, revelam um pensamento adverso a uma cultura de “neutralidade moral” e propugnam, por vezes entusiasticamente, a busca de uma sociedade mais moralizada em que se impõe dizer a verdade sobre o que é bem e mal, certo e errado. Contra tudo e contra todos, quando necessário. E é este desafi o, este “choque intelectual”, que dá sentido e qualifica os escritos em causa, que o autor produziu sem outro objectivo, aparentemente, que o de afirmar aquilo em que acredita.
Informações
- Autor: António Vilar
- Editor: Vida Económica
- ISBN: 9789727882809
- Edição ou reimpressão: 11-2008
- Idioma: Português
- Páginas: 520
É a vida – Política, economia e sociedade
Verdadeira e com total frontalidade, esta obra alerta para o que vai mal na nossa sociedade que se ambiciona democrática e mais justa
Um livro com mais de 150 crónicas recolhidas a partir de vivências diversas do quotidiano.
A compilação de crónicas que aqui se apresenta traduz o pensamento do autor relativamente a factos e situações da vida pública que, ao longo dos últimos anos, lhe suscitaram interesse, o (des)iludiram, ou o indignaram e face aos quais entendeu tomar posição e dela dar público testemunho.
“Se não me perguntarem porque é que, dito o que foi dito, surge este livro, eu sei; mas se me perguntarem, eu não sei explicar.” (António Vilar, in prólogo)
Mais informações:
- Autor: António Vilar
- ISBN: 9789897680656
- Título: É a vida – Política, economia e sociedade
- Data de Edição: novembro 2014
- Editor: Grupo Editorial Vida Económica
- Idioma: Português
- Medidas: 17 x 23,50 cm
- Nº de páginas: 288
António Vilar: Um homem sem dono
A obra é um percurso biográfico da vida de António Vilar com um grande enfoque nos seus contactos com muitas das personalidades sociais-democratas, do passado e do presente.
Com prefácio de Eduardo de Oliveira Fernandes, professor emérito da Universidade do Porto:
“Um livro que só poderia ser poliédrico, eclético, surpreendente e humano, iluminado e luminoso. Um livro de percurso de vida intensamente vivida mas também vida em si mesma porque, como para Gabriel Garcia Márquez, viver é também ‘recordar e a própria maneira como se recorda(…) E de facto, este livro fica como sinal de que o António Vilar, na certeza do seu rumo, na bagagem do seu conhecimento e no conforto da sua inteligência e prudência tem resistido ao longo da sua vida a inúmeras facetas de expressão social. No rasgo de uma opção, numa travagem como num arranque ou desvio, porém, o António Vilar nunca serviu nenhum senhor. É que o António não tem dono, mesmo!”
Mais informações:
- Editor: Vida Económica
- Edição ou reimpressão: 2015
- ISBN: 9789897681608
- Idioma: Português
- Dimensões: 171 x 235 x 17mm
- Encadernação: Capa mole
- Páginas: 468