Espaço Imperfeito: Área Metropolitana do Porto

Explicação Prévia

“O Porto e a sua regisão encontramo-los hoje entre o Ontem e o Amanhã.
Lógica e cronologicamente não poderia ser outro, de resto, o momento de observação a partir do qual uma geração inquieta – politicamente inquieta com os actos e as omissões das oligarquias políticas – analisa e pondera no seu tempo as coisas públicas, as estruturas e os sistemas políticos, as ideias e as doutrinas que peregrinam ao redor da precariedade dos homens e das vicissitudes das instituições.
Certo. Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante. Por isso, mais do que certezas positivadas ou normativos implícitos, das páginas que se seguem, emergem, a par e passo, inquietações e angústias – algumas esperanças também! – do ventre de um espaço que, sendo imperfeito, aspira à perfeição.
No transe, serve o FORUM PORTUCALENSE tão-só de interlocutor(“interface”, dirão outros) entre os cidadãos e os poderes adentro de uma compreensão da cultura cívica que inclui, mas ultrapassa, a cultura política – esta, aliás, desprezada ultimamente de forma confrangedora por quem mais a devia promover….
E assim, confessamos já o nosso pecado original e originário: a rejeição liminar do comodismo dos poderes locais ou da prepotência dos poderes da Capital face aos desafios colocados, no fim do século XX, a uma cidade e à sua região onde queremos que valha a pena viver.”…
António Vilar

Informações:

Título: Espaço Imperfeito: Área Metropolitana do Porto: As Questões do Presente e do Futuro.
Autor: Forum Portucalense, 1989
Idioma: Português
Nº de páginas: 510

 

  •   Rua de Ceuta, 118, 2º.
  •   4050-190 Porto
  •   +351 223 160 735
  •    +351 93 212 42 62
  •   antoniovilar@antoniovilar.pt
  •   avribeiro2013