António Vilar Um homem sem dono

SINOPSE
A obra é um percurso biográfico da vida de António Vilar com um grande enfoque nos seus contactos com muitas das personalidades sociais-democratas, do passado e do presente.
Com prefácio de Eduardo de Oliveira Fernandes Professor Emérito da Universidade do Porto:
“Um livro que só poderia ser poliédrico, eclético, surpreendente e humano, iluminado e luminoso. Um livro de percurso de vida intensamente vivida mas também vida em si mesma porque, como para Gabriel Garcia Márquez, viver é também ‘recordar e a própria maneira como se recorda (… )E, de facto, este livro fica como sinal de que o António Vilar, na certeza do seu rumo, na bagagem do seu conhecimento e no conforto da sua inteligência e prudência tem resistido ao longo da sua vida a inúmeras facetas de expressão social. No rasgo de uma opção, numa travagem como num arranque ou desvio, porém, o António Vilar nunca serviu nenhum senhor. É que o António não tem dono, mesmo!”

Alguns excertos:

SOBRE PEDRO PASSOS COELHO
“É, na minha perspetiva, da extrema-direita inconsciente, na sua alegre inconsciência. Falta-lhe sabedoria, substância, lastro político. Tem um discurso redondo, à volta de algumas crenças. Não tem mundo. É daqueles que confundem o mapa com a estrada. Reconheço, porém, que é corajoso, combativo. Segue, enquanto Primeiro-Ministro, o mapa que lhe puseram na frente, o da “Troika”, decerto bem intencionado, mas sem horizontes, sem futuro para Portugal.”

SOBRE MARCELO REBELO DE SOUSA
“Acho que é um genial animador da vida política, um grande ‘discojockey’ no espetáculo que ela também é. Creio ser o melhor candidato de centro-direita às próximas eleições presidenciais. Nunca deixo de ouvir o que ele diz, mas nunca o oiço apenas a ele.”

Editor: Vida Económica
Edição ou reimpressão: 2015
ISBN: 9789897681608
Idioma: Português
Dimensões: 171 x 235 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 468

  •   Rua de Ceuta, 118, 2º.
  •   4050-190 Porto
  •   +351 223 160 735
  •    +351 93 212 42 62
  •   antoniovilar@antoniovilar.pt
  •   avribeiro2013