Causas do Dia-a-Dia

SINOPSE
A compilação de crónicas que aqui se apresenta traduz o pensamento do autor relativamente a factos e situações da vida pública que, ao longo dos últimos anos, lhe suscitaram interesse, o (des)iludiram, ou o indignaram e face aos quais entendeu tomar posição e dela dar público testemunho. Foi ao sabor do “mundo da vida” que os escritos se foram acumulando, sem uma lógica intrínseca que os unisse, e apenas ligados por algum fermento cronológico.

Como refere na apresentação o Eng. Francisco de Almeida e Sousa, os textos exprimem alguma rebeldia e, seguramente, fogem a um qualquer pensamento politicamente correcto. Vê-los, pois, como um contributo para uma qualquer doutrina política não terá sentido, mas já o terá para quem quiser ver o quotidiano de outros sítios, por vezes improváveis, e assim desafi ar os sentidos na análise do que acontece à nossa volta.

Seguramente que as páginas escritas e ora publicadas, de qualidade variável decerto, revelam um pensamento adverso a uma cultura de “neutralidade moral” e propugnam, por vezes entusiasticamente, a busca de uma sociedade mais moralizada em que se impõe dizer a verdade sobre o que é bem e mal, certo e errado. Contra tudo e contra todos, quando necessário. E é este desafi o, este “choque intelectual”, que dá sentido e qualifica os escritos em causa, que o autor produziu sem outro objectivo, aparentemente, que o de afirmar aquilo em que acredita.

Informações
Autor: António Vilar
Editor: Vida Económica
ISBN: 9789727882809
Edição ou reimpressão: 11-2008
Idioma: Português
Páginas: 520

  •   Rua de Ceuta, 118, 2º.
  •   4050-190 Porto
  •   +351 223 160 735
  •    +351 93 212 42 62
  •   antoniovilar@antoniovilar.pt
  •   avribeiro2013